A metodologia usada pelo Conselho Nacional de Previdência Social para elevar o teto do consignado do INSS para 1,80% ao mês na última reunião indica que a taxa deve chegar a 1site de jogos que ganha dinheiro,97% com as duas altas de um ponto percentual da taxa Selic estimadas pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central.
Fachada da agência da Previdência Social, localizada no Brás, em São Paulo - Rafaela Araujo/FolhapressO aumento da última quinta-feira (9), menor que o patamar desejado por bancos, teve como justificativa a variação da Selic desde que o Banco Central voltou a elevar a taxa, em setembro do ano passado —o juro básico passou de 10,5% para 12,25% ao ano.
Conforme estimativas internas do CNPS, caso a Selic suba um ponto, para 13,25%, na próxima reunião do Copom, nos dias 28 e 29 de janeiro, o teto do consignado iria para 1,89% no encontro que o conselho deve fazer em 31 de janeiro.
Se a Selic subir mais um ponto, a 14,25% ao ano, na reunião do Copom de 18 a 19 de março, cenário tido como provável, o teto do consignado subiria para 1,97% ao mês.
jogo do tigreA hipótese parte da premissa de que o ministro Carlos Lupi (Previdência Social) pautaria os aumentos nesses encontros do CNPS —no ano passado, ele manteve o teto congelado em 1,66% mesmo com o aumento da taxa básica.
Ainda que suba para 1,97%, o teto seria inferior à taxa de 1,99% que os bancos consideram necessária, hoje, para repor o que veem como perda de rentabilidade nessa linha de crédito pelo congelamento do teto enquanto a Selic e os juros futuros subiam ao longo do ano passado.
Em reação à alta do teto para 1,80% ao mês, a Febraban afirmou que o aumento não cobria os custos de captação e citou queda nas concessões desse tipo de crédito para beneficiários do INSS. O secretário do Regime Geral Previdência Social, Adroaldo Portal, discorda.
"Os bancos passaram muitos anos com o teto do consignado que era um teto meramente decorativo, porque ele era tão alto que era um não-teto e eles operavam muito abaixo daquele teto", diz. "Quando a gente começou a impor um teto mais rigoroso, isso provocou competição entre os bancos e competição implica em cada banco oferecer uma taxa menor do que o outro para capturar o cliente."
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
aposentadoria Banco Central copom fundo de investimento inss juros poupança previdência social Selic sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/01/teto-do-consignado-do-inss-pode-ir-a-197-com-proximas-altas-da-selic.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
Relacionadas Bancos defendem aumento do teto do consignado do INSS para recompor rentabilidade Galípolo vai ser melhor notícia para governo em 2025, diz Lindbergh Dizer que economia vai mal é crime de lesa-pátria, diz deputado de oposição; veja vídeo Veja também PainelClick to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
Prefeitura de São Paulo amplia frota sustentável para coleta de lixo
Atacadão expande lojas e fica mais perto dos grandes centros urbanos
Setor elétrico investe para ter redes mais resilientes
Cinco anos de ações e trabalho em Maceió
Tecnologia permite que pneu feche furos sozinho; motorista nem percebe
Ainda cercada de tabus, a menopausa provoca intensas transformações na vida da mulher
Tira-dúvidas: 10 respostas sobre Previdência Privada
Logística reversa permite descarte sustentável de eletrodomésticos
Igreja Maranata realiza evento para 1 bilhão de pessoas
Prêmio PAR reconhece as 8 cidades paulistas com melhores desempenhos na alfabetização
Revo e Terminal BTG Pactual: Parceria que Transforma a Experiência de Viagem no GRU
Transparência melhora qualidade dos hospitais e empodera pacientes
Friboi é eleita pelo 4º ano a marca de carnes mais lembrada do Brasil
Medicina da Unicid oferece aprendizado prático desde o início
Mulher do ano Shopee reconhece e premia empreendedoras brasileiras do marketplace
Rede D'Or contrata Tiago Machuca, brasileiro líder em cirurgia torácica nos EUA
Série mostra papel do BNDES na transição energética; veja o 1º vídeo
Incontinência urinária masculina ainda é tabu
Brasil retoma protagonismo na discussão do clima na COP29
Estratégia da Cadastra faz vendas de personal care da Suzano cresceram 4 dígitos na Amazon
jogoo do tigre parar Mais lidas em Colunistas Ver todas Mônica BergamoInfluenciador que subiu rampa com Lula teme aumento dos ataques após decisão da Meta Mônica BergamoO álcool deixou uma marca muito grande na minha vida, diz Carolina Dieckmann Celso Rocha de BarrosZuckerberg: corrupto ou covarde? Elio GaspariBolsonaro terá exercício inédito de disciplina com novo advogado Antonio Prata Não se Meta últimas notícias Governo LulaRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Trabalho, ainda que formal, não garante porta de saída a beneficiário do Bolsa FamíliaNo Brasil, mais de 10 milhões que trabalham estão no programa e se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza
A ZA9BET™ Está Comprometida com o Jogo Responsável 18+. Aposte com Responsabilidade! Registre-se na ZA9BET™, 100% Autorizada Para Operar Durante Período de Transição! Afiliado do IBAS. Atencimento ao Cliente. Sistema Carteira Única. 11.jan.2025 às 23h00 MetaRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Dimensão do impacto de mudanças da Meta em cenário eleitoral é incertoEmpresa restringe dados sobre aplicação de regras; norma do TSE tem amarras em relação a conteúdos de violência política e de gênero
11.jan.2025 às 23h00 infraestruturaRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo desenha programa para tentar impulsionar investimento estrangeiro diretoIniciativa vai unificar procedimentos de diferentes órgãos, como agências reguladoras e de meio ambiente
11.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
A conexão + rápida do Brasil NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok