Com popularidade em forte queda, o primeiro-ministro do Canadácomo fazer o tigre soltar a carta no fortune tiger, Justin Trudeau, renunciou no início do ano com o intuito de abrir espaço para um novo líder de seu Partido Liberal. O escolhido não terá vida fácil.
Com a renúncia de Trudeau, o novo líder do partido assume o cargo de premiê. O Canadá, no entanto, precisa convocar novas eleições até outubro, e o Partido Conservador, o maior da oposição e franco favorito nas pesquisas, já promete acelerar o processo no Parlamento.
Segundo a revista The Economist, são oito candidatos. Veja quem são os principais nomes do Partido Liberal para substituir Trudeau.
Ex-vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, Freeland renunciou em dezembro do ano passado.
A renúncia foi o ápice da crise interna da legenda e gerou ampla especulação de que ela iniciaria sua própria candidatura para liderar o Partido Liberal.
Freeland teve carreira bem-sucedida como editora no jornal The Globe and Mail em Toronto e como jornalista internacional, atuando como correspondente e em cargos de liderança no Financial Times e na Reuters. Ela voltou ao Canadá para se juntar aos liberais em 2013.
Após o partido assumir o poder, ela desempenhou papéis importantes na resolução de várias questões prioritárias para Trudeau, em particular a negociação do sucessor do Acordo de Livre Comércio da América do Norte, durante a primeira gestão Trump nos EUA.
Pessoas familiarizadas com os eventos em torno de sua saída do governo afirmaram que Trudeau tentou demiti-la por meio de uma videochamada e ofereceu-lhe um cargo menor, o que ela teria recusado e decidido pela renúncia.
Mark CarneyAntes da renúncia do premiê, a equipe de Trudeau vinha buscando discretamente Carney, o ex-chefe do Banco do Canadá que também esteve à frente do Banco da Inglaterra, para substituir Freeland como ministro das Finanças. Carney e Freeland são amigos de longa data, e ele é padrinho de um dos filhos dela.
Esses esforços para atrair Carney desmoronaram após a ruptura pública de Freeland com Trudeau e sua renúncia do gabinete. Desde então, veículos de notícias canadenses relataram que Carney tem ligado para membros liberais do Parlamento para pedir apoio e conselhos caso ele decida se candidatar à liderança.
Durante seu tempo como chefe do Banco da Inglaterra, Carney ganhou a reputação de fazer discursos com jeito de sermão que se inclinavam para o político, incluindo opiniões sobre os perigos financeiros das mudanças climáticas. Em livro publicado recentemente, Carney critica de forma contundente o capitalismo e afirma que os mercados devem servir aos cidadãos.
fortune tiger Karina GouldEspecialista em comércio e investimentos, Gould entrou na disputa dizendo que representaria uma "nova geração". Ela foi eleita pela primeira vez em 2015 e desempenhou vários papéis no governo, sendo a mulher mais jovem a tomar posse como ministra no Canadá.
Aos 37 anos, foi ministra da Família, do Desenvolvimento Internacional e ministra das Instituições Democráticas, antes de assumir seu papel atual como líder da Câmara, onde supervisiona a agenda legislativa do governo.
Com The New York Times
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Canadá sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/01/veja-quais-sao-os-principais-candidatos-a-suceder-trudeau-no-canada.shtml ComentáriosAmbiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde
suporte 24 horas por dia—Plataforma confiável e segura. Pagamentos garantidos e...Previdência Privada não se limita a benefício apenas para aposentadoria
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista
Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável
Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Aposte e Vença nos Esportes | ZA9BET Apostas OnlineBradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Espaços históricos de SP enfrentam crise, especulação e até incêndio e ressurgem modernizadosGrupos empresariais assumem operação e reforma de estabelecimentos que ajudam a atrair público para o centro
24.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Aniversário de 471 anos de SP tem museu grátis e festival de gastronomiaProgramação também contempla jantar a bordo de ônibus turístico, mostra sobre Adoniran Barbosa e feira de artesanato
23.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Caso Rubens Paiva aguarda desde 2014 decisão do STF sobre punição a militaresMPF defende responsabilização de agentes do Estado que cometeram crimes na ditadura e propõe revisão da anistia
24.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
A Folha integra oO jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok