Carregando fitas azuis e brancas e atirando flores para o altolink do jogo do tigrinho para ganhar dinheiro, a multidão caminha pelas ruas do centro de Porto Alegre para se reencontrar com um dos mais esperados eventos religiosos da capital gaúcha: a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.
A festa começou depois das 8h deste domingo (2), tendo como tema "150 Anos, Caminhando com Maria, Mãe da Esperança" e foi a primeira desde a catástrofe climática de maio de 2024.
"Fui para a casa dos meus pais no litoral e não tinha voltado a Porto Alegre desde a enchente. Morava naquele prédio ali", aponta a dona de casa Maiara Lemos, 42.
O apartamento no pequeno edifício próximo à rodoviária da cidade agora está para alugar. "Não consigo pensar em voltar a viver de novo ali, mas tomei coragem e vim agradecer por poder recomeçar."
Após uma missa às 7h, os fiéis deixaram a igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade, acompanhando a imagem, carregada em um pequeno barco de madeira enfeitado com flores. Eles desceram a rua Vigário José Inácio e levantaram seus buquês enquanto atravessavam a avenida Mauá.
Ligadas pelo sincretismo, Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá são homenageadas, a partir de uma lei municipal em Porto Alegre, com um feriado conjunto no dia 2 de fevereiro.
Leia também primeiro jogo do corinthians em 2024jogo do tigre Festa de Iemanjá reúne milhares no Rio e em Salvador R$1000 Bônus & 200 RodadasAposte Agora — Aqui você pode jogar, ganhar e sacar quantas vezes quiser. Faça seu cadastro e aproveite. Por que Iemanjá, orixá de origem africana, virou 039;mulher branca039; no Brasil
"Uma cidade que busque o bem viver e a igualdade racial tem o dever de reconhecer e respeitar também o sincretismo religioso", disse em 2023 a vereadora Fran Rodrigues (PSOL), autora do projeto.
"A procissão faz parte da nossa história e é patrimônio imaterial de Porto Alegre. Depois das enchentes de maio do ano passado, esta tradição religiosa celebra a reconstrução e o futuro da nossa cidade e do povo gaúcho, que tem muita fé e coragem", disse a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte.
Fé foi o que fez Guilherme Soares, 23, sair de casa neste domingo para vender fitas e toalhas com desenhos de Nossa Senhora dos Navegantes.
Dono de um carrinho de sanduíches na zona norte da cidade, ele tinha feito a promessa de trabalhar no dia da festa, caso conseguisse recuperar o meio de sustento da família.
"Quem vê os meus filhos brincando aqui não imagina o que enfrentamos, mas tudo passa e hoje é dia de comemorar e agradecer", conta.
Quando a multidão começa a contornar os antigos armazéns e prédios residenciais baixos no bairro de Navegantes, já são quase 11h.
Os devotos, que caminharam cerca de 6 km, agora começam a tomar a praça onde fica a igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, um dos templos religiosos mais populares da capital, que terá missas ao longo de todo o domingo e ônibus gratuitos.
"Mais cedo, o padre nos pediu que rezássemos não só por nós ou pela famílialink do jogo do tigrinho para ganhar dinheiro, mas também pela cidade, pedindo que Nossa Senhora abençoe nosso bairro. Acho que o dia de hoje representa isso, um reencontro com o vizinho, mas agora por um motivo mais alegre", diz a aposentada Ruth Brás, 72.